sábado, 26 de fevereiro de 2011

Corrida de jegue atrai milhares de curiosos e competidores de todo Nordeste

Há nove anos, a corrida reúne animais de vários estados do Nordeste. Os dez primeiros colocados são premiados



Na zona rural do município, o jumento ainda é um importante meio de transporte. O animal, mais conhecido pela região como jegue, é o principal apoio do homem do campo. As motos também já fazem parte da vida do agricultor, mas nada que substitua o jumento.
E o animal também se destaca quando o assunto é lazer. A corrida do jegue é um grande atrativo para o município. Milhares de pessoas da região acompanham o evento. Noventa jegues participaram da corrida.
Há nove anos, a corrida reúne animais de vários estados do Nordeste. Os dez primeiros colocados são premiados. O primeiro lugar ganhou uma moto.
A "Motoquinha" é uma das favoritas. Com ela, Antônio Feitosa já conquistou diferentes prêmios, entre eles 13 motos. É um animal que para o dono não tem preço. “Já botaram R$ 50 mil, mas não é para vender. Uma alegria vale mais do que dinheiro”, disse.
Mas, dessa vez, não deu para a "Motoquinha". O primeiro lugar da competição ficou com a fêmea "Balinha", do agricultor Guilherme Pereira.
Fonte: Globo.com

Competidores correm atrás de queijo na Inglaterra

Cerca de 3 mil pessoas se reuniram no feriado na Grã-Bretanha, em Coopers Hill, no condado de Gloucestershire, para a tradicional corrida do queijo.


A competição, que, acredita-se, acontece no local há centenas de anos, consiste de uma série de corridas curtas ao longo de uma ladeira íngreme com 200 metros de comprimento.
Os competidores têm de descer a ladeira atrás de um queijo de formato redondo que pesa em torno de 3,5 kg. Cada vencedor ganha um queijo.
Jason Crowther, do País de Gales, ganhou a primeira corrida. Esta é a terceira vitória consecutiva do corredor.
"Não existe treinamento que você possa fazer para isso", disse o atleta, de 25 anos.
"Estava um pouco escorregadio e eu ouvi algo estalando, acho que foi o meu joelho", acrescentou.
Ferimentos leves Aaron Walden, 20 anos, de Gloucester, também ganhou pela terceira vez. Durante o percurso, ele ultrapassou um homem que vestia uma fralda.
Cerca de 25 voluntários estavam a postos para tratar os inevitáveis ferimentos e contusões, assim como uma equipe para emergências médicas.
Paul Jones, um dos voluntários, disse que cerca de 20 pessoas receberam tratamento para ferimentos leves.
"É um dos índices mais baixos (de ferimentos) dos últimos anos. No ano passado foram 34."
A psicóloga Jemima Bullock, 33 anos, de Wellington, na Nova Zelândia, venceu a corrida feminina.
"(A corrida) é muito conhecida por lá e é sempre notícia", disse. "Estava um pouco escorregadio mas acho que isso até ajudou. Eu acho que você tem de ser um pouco louco para fazer isso".
Competidores do mundo inteiro participaram da corrida.

CINEMA PARA TODOS


O que é?

O CINEMA PARA TODOS estimula e democratiza o acesso ao cinema provocando debates e reflexões dentro e fora das salas de aula. O objetivo é estimular a formação de público para o cinema nacional através da distribuição de vales-ingresso gratuitos a alunos, professores e diretores da rede pública estadual. Sua escola é bem-vinda a participar e a contribuir com essa rede que valoriza a educação, a cultura e o lazer de qualidade. Afinal, Cultura e Educação andam de mãos dadas!

Objetivo

O principal objetivo é levar alunos e educadores da Rede Pública Estadual aos cinemas de suas cidades gratuitamente para assistirem a filmes brasileiros. Possibilitar o acesso aos cinemas representa contribuir para a formação cultural das futuras gerações e para a valorização da produção audiovisual nacional.

Quem pode participar?

O público alvo do Programa são alunos e educadores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual de ensino.

Como funciona?

O Promotor Cinema Para Todos visita as escolas dos municípios que possuem salas de cinema conveniadas ao Programa para divulgar os filmes e realizar a distribuição de vales-ingresso a alunos e educadores.  As escolas são atendidas de acordo com o raio de proximidade aos cinemas conveniados até o final do ano de 2010. Os vales-ingresso devem ser trocados, nas bilheterias dos cinemas conveniados, por ingressos para as sessões de filmes brasileiros em cartaz em qualquer dia da semana, incluindo feriados e férias.
Atualmente, o CINEMA PARA TODOS atua em 21 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Como posso usar meu vale ingresso?

Seu vale-ingresso pode ser utilizado em qualquer uma das salas de cinema conveniadas. Aqui no site do CINEMA PARA TODOS você poderá encontrar a programação atualizada e a lista das salas de cinema conveniadas ao Cinema Para Todos.

O que mais o Cinema Para Todos traz este ano?

Sessões com a equipe pedagógica do programa:
em sessões exclusivas para professores, são desenvolvidas atividades pedagógicas a partir do conteúdo dos filmes. Vamos levar a sétima arte para a sala de aula!

Comunicação On-line:
o programa tem agora um canal direto de comunicação com os alunos e professores na internet. Contate-nos através do Orkut, Blog, Twitter, Facebook e Youtube. Alunos e educadores poderão interagir com o Programa na Web postando fotos, textos e vídeos e ainda participar de nossas promoções!
Oficinas de vídeo-interatividade:
As oficinas buscam o amadurecimento do olhar sobre a linguagem audiovisual e desafiam os alunos a realizar um vídeo usando ferramentas digitais presentes em seu cotidiano. Os vídeos produzidos deverão abordar a cultura audiovisual local, trazendo à tona as diversas formas de manifestação e consumo de cinema observadas hoje no Estado do Rio. Saiba mais sobre as oficinas no Blog das Oficinas!
Sua escola é bem-vinda a participar e a contribuir com essa rede que valoriza a educação, a cultura, a identidade brasileira, além do lazer de qualidade.  Não perca a oportunidade de redescobrir o universo do cinema e aprender de um jeito super inovador. Afinal, a gente sabe que Cultura e Educação andam de mãos dadas!

Interessados acesse: http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br/web/

Calendario encontro de motociclistas

Uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil são os encontros de motos. Na maioria das vezes organizados por roqueiros e por motociclistas que adoram a arte de dirigir motos, os encontros vem tendo grande crescimento no estado de São Paulo e no Rio grande do Sul.
Você por exemplo pode ver muitos encontros em cidades do interior do estado, onde é mais comum a ida dos motociclistas que preferem a tranqüilidade do interior. Nesse eventos também são feitos campeonatos para eleger as motos mais “ferozes” e as mais bonitas.
Abaixo você confere o calendário de grandes encontros de motos, da ABRAM, referente ao mês de Abril desse ano.
Dia 04/04
Campinas/SP – Av. João Batista Morato do Canto, 1665
10° Aniversário do Moto Clube Os Lixo
Informações: Luiz (19) 327-25553
16 a 19/04
Florianópolis
12º International Moto Road
17 a 18/04
Teixeira de Freitas/BA
2º Moto Fest
Informações: (73) 8834-7339
17 a 19/04
Rio das Flores/RJ (Pq. de Eventos)
5º Motorcycle Rio das Flores Yankees MC
Informações: (21) 9716-7991
17 a 19/04
Araçatuba/SP
5º Enc. Nacional de Motociclistas / Mega Moto Fest 2009
informações: (0XX18) 9746-0023
Dia 18/04
Padre Miguel/RJ (Sede)
12 Niver Cavalo Alado MC
Informações: (21) 7814-5209
24 a 26/04
Leopoldina/MG (Pç. João XXIII)
6º Enc Nac Motoc em Leopoldina
Informações: Prefeitura (32) 3441-3099

CARNAVAL DE DIAMANTINA 2011

: :  Programação Oficial do Carnaval 2011 em Diamantina  : : .
O Carnaval de Diamantina, tradicionalmente realizado nas ruas e becos do Centro Histórico oferece aos foliões atrações durante todo o dia e noite. A animação começa já pela manhã com os desfiles dos blocos caricatos que tem por característica a paródia aos principais fatos do momento, a vida política e o dia-a-dia da cidade, destacando-se os blocos Sapo Seco, fundado no início do século passado e composto somente por homens mascarados, o bloco infantil Rato Seco acompanhado de sua pujante percussão, o bloco As Domésticas Aposentadas que retornou triunfante ao Carnaval de 2009 e vários outros que se apresentam ao longo do evento. A grande concentração de foliões ocorre a partir do final da tarde e vai até o dia clarear na Praça do Mercado Velho e becos do Centro Histórico, ao comando da percussão das bandas Bat-Caverna e Bartucada que se apresentam no palco principal. É este ritmo acelerado que os visitantes encontram em Diamantina para comemorar a “Festa do Momo”.



ESPAÇO FOLIA NA PRAÇA DO MERCADO VELHO
Apresentação das tradicionais bandas da cidade Bartucada, Bat-Caverna e convidados, que contagiam o público com sua percussão até o dia amanhecer.
Sexta - 04/03
22:00 às 00:00 - Axé Mineiro
01:00 às 07:00 - Bartucada
Sábado - 05/03
18:00 às 00:00 - BatCaverna
01:00 às 07:00 - Bartucada
Domingo - 06/03
15:00 às 18:00 - Cervejada do Bloco Biribiri com "Axé Mineiro"
18:00 às 00:00 - BatCaverna
01:00 às 07:00 - Bartucada
Segunda - 07/03
18:00 às 00:00 - BatCaverna
01:00 às 07:00 - Bartucada
Terça - 08/03
18:00 às 00:00 - BatCaverna
01:00 às 07:00 - Bartucada


QUITANDA DO SAMBA
Em uma das ruas mais conhecidas de Diamantina, a rua da Quitanda, grupos de samba tocam ao vivo durante o dia (samba tradicional, raiz, contemporâneo) e à noite DJs promovem o samba-rock e outras misturas inusitadas.
Sábado - 05/03
15:00 às 17:30 - Roda de Samba da BatCaverna
18:00 às 22:00 - Becudos do Mota
22:30 às 02:00 - Sambeco
Domingo - 06/03
15:00 às 17:30 - Grupo Xorô
18:00 às 22:00 - Becudos do Mota
22:30 às 02:00 - Sambeco
Segunda - 07/03
15:00 às 17:30 - Roda de Samba Chega Chegano
18:00 às 22:00 - Becudos do Mota
22:30 às 02:00 - Sambeco
Terça - 08/03
15:00 às 17:30 - BartuSamba
18:00 às 22:00 - Becudos do Mota
22:30 às 02:00 - Sambeco

ESPAÇO CULTURA E SAÚDE
Dedicado às bandas regionais de estilos variados a programação cultural deste espaço e dedicado à boa música e a memória do carnaval com foco na tradição de marchinhas carnavalescas. A Saúde estará presente realizando atividades interativas com púbico para a sensibilização à prevenção a doenças e promoção da qualidade de vida. (Praça Dr. Prado).
Sábado - 05/03
15:00 às 17:30 - Banda Equalize
18:00 às 20:00 - Sr. Macena e Banda
20:30 às 23:00 - JK Samba
Domingo - 06/03
15:00 às 17:30 - Destilados do Samba
18:00 às 20:00 - Sr. Macena e Banda
20:30 às 23:00 - Bartuquebradus
Segunda - 07/03
15:00 às 17:30 - Axé Mineiro
18:00 às 20:00 - Sr. Macena e Banda
20:30 às 23:00 - Jack Bóris
Terça - 08/03
15:00 às 17:30 - Tio Tomáz
18:00 às 20:00 - Sr. Macena e Banda
20:30 às 23:00 - Minas Show

MPBECO
Espaço dedicado à música popular brasileira em ambiente mais intimista, no Beco do Mota, marcado pela prática boêmia nos velhos tempos do diamantinense.
Sábado - 05/03
16:00 às 18:30 - Marcelo Hugo
19:00 às 21:30 - Fernando e Di
22:00 às 00:30 - Luiz Costa
Domingo - 06/03
16:00 às 18:30 - Adalberto
19:00 às 21:30 - Geraldo Roberto
22:00 às 00:30 - Dayane
Segunda - 07/03
16:00 às 18:30 - Fabrízio
19:00 às 21:30 - Nino Aras
22:00 às 00:30 - Acorde Mineiro
Terça - 08/03

16:00 às 18:30 - David Cassimiro
19:00 às 21:30 - Denílson Viana
22:00 às 00:30 - Grupo Rama

LARGO DA FOLIA
É o ponto de encontro da família diamantinense com a folia, onde as bandas regionais fazem a festa e os blocos finalizam seu percurso de apresentação.
Sábado - 05/03
15:00 às 17:30 - Axé Mineiro
18:00 às 18:30 - Cia de Dança "Os Magrinhos"
19:00 às 21:30 - Jack Bóris
Domingo - 06/03
15:00 às 17:30 - Tio Tomáz
18:00 às 18:30 - Cia de Dança "Os Magrinhos"
19:00 às 21:30 - Minas Show
Segunda - 07/03
15:00 às 17:30 - Na Levada
18:00 às 18:30 - Cia de Dança "Pura Zuêra"
19:00 às 21:30 - JK Samba
Terça - 08/03
15:00 às 17:30 - Destilados do Samba
18:00 às 18:30 - Cia de Dança "Pura Zuêra"
19:00 às 21:30 - Bartuquebradus

CIRCUITO CULTURAL DE BLOCOS
A cidade possui mais de 10 blocos tradicionais, alguns com mais de 80 anos, que percorrem o circuito de desfile no centro histórico. A oferta de atrações agrada desde as crianças até a terceira idade, seja nos blocos de fantasias, caricatos ou as sátiras, sempre acompanhados por possante percussão, marca do carnaval de Diamantina.
Quinta - 03/03
22:00 - Me Ampara Se Não Eu Caio
Sexta - 04/03
20:00 - Chega chegando
21:00 - Casa da Sogra
Sábado - 05/03
18:00 - Palhassada
17:00 - Casa da Sogra
21:00 - As Domésticas
Domingo - 06/03
15:00 - Rato Seco
17:30 - Sapo Seco
18:30 - Xica da Silva
Segunda - 07/03
17:00 - Jah Pirô
17:30 - As Domésticas
18:00 - Apollo XIII
18:30 - Xai Xai
21:00 - Casa da Sogra
Terça - 08/03
15:00 - Rato Seco
17:30 - Sapo Seco
18:30 - Xica da Silva

ESPAÇO TITI (Novo)
Sábado - 05/03
07:00 às 14:00 - DJ Or7 e DJ Farol
Domingo - 06/03
07:00 às 14:00 - DJ Farol e DJ Or7
Segunda - 07/03
07:00 às 14:00 - DJ Or7 e DJ Farol
Terça - 08/03
07:00 às 14:00 - DJ Farol e DJ Or7

Dicas para fazer de trilhas de Jipes ou Jeep

Por mais que o caminho pareça leve e você ache que tem um carro preparado, vá sempre com pelo menos mais um jipe. A companhia torna a aventura mais divertida e você ganha força extra nas horas difíceis. Se o jipe quebrar ou atolar, existe alguém para buscar socorro ou ajudá-lo a sair do buraco.
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
Um dos erros mais comuns, e isso não se aplica só aos iniciantes, é soltar o cinto de segurança ao entrar na trilha, por achar que não há perigo longe do trânsito. Muito pelo contrário, na trilha, dificilmente se sabe o que aparecerá depois da próxima curva, um simples buraco ou um toco no meio do caminho poderá causar um acidente grave.
ABASTEÇA SEMPRE ANTES DE ENTAR NA TRILHA
Por mais econômico que seu 4×4 seja, abasteça antes de entrar na trilha. O terreno irregular altera muito o consumo do veículo, nos trajetos mais difíceis (como lamaçais e longos areões) ele pode até triplicar.
LEMBRE-SE SEMPRE DA PLANILHA
Se você vai percorrer uma trilha que desconhece, siga uma planilha ou alguém que saiba monta-la. Dessa forma, você saberá como voltar caso se perca ou não chegue a lugar algum.
NÃO SE ARRISQUE A TOA
As situações de perigo são tentadoras, mas podem ter consequencias fatais. Se você não tem experiência, procure um caminho alternativo em vez de tentar vencer obstáculos difíceis. Mesmo se você se julga experiente, ultrapasse apenas depois que certifica-se que a manobra é segura.
NÃO ESQUEÇA OS MANTIMENTOS
As viagens for a de estrada são cheias de imprevistos. A estrada tranquila na ida pode se transformar num mar de lama na volta, com uma simples chuva. Por isso esteja sempre preparado para passar uma noite no mato, mantendo seu jipe abastecido com água, alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.
FAÇA CURSOS
Mesmo quem já esta com o pé na lama há muito anos tem sempre o que aprender. Assim, fique de olho nos cursos que podem ajuda-lo na trilha. Há aulas de pilotagem, noções de mecânica e de primeiros socorros. Maiores informações no site do Jeep Clube Campinas.
TENHA BOM SENSO
Nunca aja por impulso ou para impressionar os colegas de trilha. Antes de tomar qualquer atitude, pense, repense, analise por todos os lados os riscos e as possibilidades. Pode demorar mais, mas garante a saúde fisíca e financeira no final da jornada.
MANTENHA DISTÂNCIA
Em um comboi fique o mais longe possível do carro da frente, sem perde-lo de vista. A distância pode evitar acidentes em casos de obstáculos repentinos. Também lhe dá espaço para pagar embalo em uma subida, por exemplo.
LEVE PEÇAS SOBRESSALENTES
Mesmo que você não tenha noções de mecÂnica, leve peças sobressalentes; sempre haverá alguém no grupo que sabe dar um jeitinho de fazer o jipe chegar ao final da trilha. Pergunte ao seu mecânico o que levar. Providencie também uma cinta ou cabos ou cordas grossas, caso seja necessário rebocar o jipe.
CUIDE DE QUEM VEM ATRÁS
Há regras para andar em comboio. Uma delas é ser reponsável pelo carro que vem atrás. Fique de olho no retrovisor, conferindo a cada minuto onde está o jipe de trás. Caso o perca de vista, pare e espere até ele aparecer. O jipe da frente vai agir da mesma forma com você, até que todos percebam o problema.
REVISE O JIPE NO FINAL
Se a trilha tiver muitos obstáculos, dê uma olhada geral no jipe antes de voltar ao asfalto. Veja se não existe alguma varia, vazamento ou mangueira solta. Já em casa, mande lavar o jipe o mais rápido possível, para impedir que o barro seque e fique fortemente grudado nos sistemas mecânicos. Vale a pena também alinhar e balancear as rodas.
ASSOCIE-SE A UM JIPE CLUBE
Mesmo que você não seja afeito a reuniões sociais, vale a pena frequentar um Jipe Clube. Assim, você terá companhia para os primeiros passeios e aprenderá com quem tem mais experiência.

Estas dicas foram retiradas do Jeep Clube de Campinas.

Dupla refaz a cavalo o caminho dos tropeiros do RS ao interior de SP


Werner Zotz/Divulgação
Aventureiros no caminho de Lagoa dos Patos a Sorocaba
Aventureiros no caminho de
Lagoa dos Patos a Sorocaba

Para encontrar paisagens intocadas pelo homem não basta ter espírito aventureiro. O livro "Aventura no Caminho dos Tropeiros" mostra que, para desbravar territórios ainda pouco explorados, três coisas são indispensáveis: fazer um bom roteiro, ter bons conhecimentos de geografia e saber escolher um meio de transporte adequado para cada tipo de solo.

Os tropeiros, que dão nome à aventura, são conhecidos por suas viagens pioneiras para "abrir caminho" e criar rotas alternativas para o transporte de mercadorias. Muitos dos locais que eles escolhiam para dormir foram transformados em cidades.

A viagem narrada e ilustrada no livro tinha como um dos objetivos recuperar o heroísmo dos tropeiros. A rota escolhida foi o "Caminho de Viamão", que de 1733 a 1900 foi utilizada pelas tropas que levavam os rebanhos de mulas do Rio Grande do Sul a Sorocaba (interior de SP), passando pelo interior de Santa Catarina e Paraná. O meio de transporte eleito foi mesmo utilizado pelas tropas há 300 anos: o cavalo.

O roteiro incluiu churrasco e chimarrão. As cavalgadas, apesar de longas, não exigiram preparo profissional. Um dos objetivos da Coleção Expedições, da qual a obra faz parte, é justamente transformar em livros roteiros interessantes, inéditos e, o mais importante, viáveis para que possam ser reproduzidos pelos leitores.

Desta vez, não é o jornalista Werner Zotz, autor dos outros três livros da coleção, que narra a aventura. Zotz ficou responsável pelas fotos e anotações mais gerais. Os relatos são de Jakzam Kaiser, jornalista e antropólogo gaúcho, que topou a aventura em parceria.

O roteiro é uma boa opção para os amantes da natureza e da equitação. O livro oferece serviço completo com telefone de operadores de cavalgadas, opções de hospedagem, inclusive hotéis fazendas, além de muito artesanato e compras.

Livro: "Aventura no Caminho dos Tropeiros"
Autor: Jakzam Kaiser
Fotos: Werner Zotz
Editora: Letras Brasileiras
Quanto: R$ 80
 

SKIBUNDA

Um esporte que dá um frio na barriga do turista e traz uma boa fonte de renda para os nativos. Escorregar pelas dunas até as lagoas é o desafio do skibunda, diversão garantida com direito a banho de água doce na chegada. Cada duna que termina em lagoa é comandada por uma família de skibundeiros. Você pode descer quantas vezes quiser, até de pé se desejar mais emoção, mas não se empolge: mesmo com ajuda de cordas para subir são poucos os que se arriscam por mais de duas.

No skibunda, o aventureiro senta numa tábua, fixa o calcanhar nas pontas, controla o equilíbrio com as mãos no chão e desce uma rampa de areia até um pequeno lago. Era uma diversão muito comum no Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, mas desde o fechamento do morro há cerca de seis anos a pedido dos ambientalistas, a brincadeira foi transferida para Jacumã, ou qualquer outra duna por perto.

Fonte: http://www.jt.estadao.com.br/suplementos/turi/2002/05/02/turi017.html
http://www.santuarios.com.br/canoaquebrada/pagina.asp?pag=soc11
acesso em agosto de 2002
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.

Calor lota Piscinão de Ramos durante a semana

Praia artificial na zona norte do Rio é melhor opção para quem mora na região

Para enfrentar o calor na zona norte do Rio de Janeiro, a melhor opção para muitos é o piscinão de Ramos. Em período de férias escolares e com as temperaturas batendo os 40°C, mesmo durante a semana, a praia artificial no bairro de Ramos fica lotada. Em plena quarta-feira (13), o piscinão estava cheio, com cara de fim de semana, como constatou a reportagem do R7. A temperatura máxima chegou a 37°C, mas com a umidade do ar a 54%, a sensação de calor chegava a mais de 40°C.

Banhistas de Madureira, Cordovil, Bonsucesso e do próprio bairro de Ramos enchem o piscinão. Muitos levam a própria "farofinha", como as amigas Patrícia Gonçalves Barbosa, Cristiane de Oliveira e Aline Cristina Soares da Silva. Elas levaram não só farofa, mas arroz, feijão, biscoitos e refrigerante para alimentar as seis crianças, filhos das três amigas. Cristiane, que chegou ao piscinão às 10h, disse que economiza levando o lanche de casa.
- Para todo mundo comer aqui fica muito caro.

As amigas levam as crianças durante a semana para o piscinão, principalmente, para tirá-las de casa, durante as férias. Todas elas, que moram em Madureira, estão sem água em casa -  mais um motivo para saírem. Quando elas estão na areia, não desgrudam o olho da água, de onde as crianças não saem.

Já para a estudante Caroline Santos Soares, o piscinão é bom para “esquemar”, gíria usada para definir a paquera. O “esquema” também pode funcionar durante a semana.

- Aqui rola paquera sempre. Principalmente nos fins de semana, quando têm shows.

O piscinão, para Caroline, é uma ótima opção nesses dias de calor já que “não tem o que fazer em casa”. Ela também leva lanche (biscoitos e frutas) para não ter de gastar na praia.
Outras três amigas - Kelly Cristina Carvalho, Lidiane Ferreira Silano e Daniela Alves -, de Cordovil, também não têm água em casa e levaram as oito crianças, entre filhos e afilhados, para curtir o piscinão. Elas preferem frequentar a praia artificial durante a semana, pois nos fins de semana, o piscinão fica muito cheio, o que dificulta tomar conta das crianças, como disse Kelly.

- Elas [crianças] ficam no 'rasinho'. A gente fica na beirada e dá para olhar.

Já para os barraqueiros, que vendem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis, o movimento durante a semana é bom. No fim de semana, as vendas são melhores, mas ninguém reclama do movimento nos dias úteis, como a barraqueira Vasti Teles Peixoto, que trabalha no piscinão desde sua criação, há nove anos.

- Vendo mais no sábado e domingo, de 15 a 20 caixas [com 12 latinhas de cerveja ou refrigerante]. Durante a semana, vendo três, um movimento bom.

Outra turma de amigas - Eliete dos Santos Alves, Miriam Balduíno e Tatiana Pereira Ferreira - admitem que só estavam no piscinão porque estão sem trabalhar. Mas não se queixam. Eliete e as outras tomavam uma cervejinha enquanto ficavam ao sol e, ao mesmo tempo, olhavam as crianças na água. Tatiana também aproveitar para passar uma mistura na pele que serve para descolorir os pelos.
- Aqui é tranquilo, não tem tiroteio, nem arrastão, nem assalto. Venho sempre aqui.
 

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS - 2011 - RJ - 13/03/2011

Começa em março o Circuito das Estações Adidas 2011 com a etapa de outono do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Ambas as provas serão realizadas no dia 13/03/2011. Ainda no mês de março, no dia 20, será a vez de Belo Horizonte e São Paulo e no dia 27/03 Brasilia. No mês de abril acontecerá as etapas de Salvador e Curitiba no dia 03/04.
Veja todas as informações, regulamento e inscrições através do site da O2 no endereço a seguir:

OSCAR 2011: “CISNE NEGRO”

Por Felipe Rocha
Divulgação
RIO DE JANEIRO (O Repórter) - Darren Aronofsky é um diretor que acostumou seu público a filmes com cenários feios, sujos e confusos, com suas personagens vivendo nesse ambiente hostil. Em “Cisne Negro”, porém, o visual é bonito, tudo é bem limpinho e arrumado. De primeira pode até parecer um choque, mas logo percebe-se que toda a confusão que ele normalmente coloca no visual do filme está lá, só que nas personagens.
O mundo criado por Aronofsky impressiona. Constantemente utilizando o contraste entre o branco e o preto, o diretor consegue criar uma atmosfera densa, na qual a profundidade das personagens será trabalhada.  Além disso, cada movimento de câmera é mais bonito que o anterior e as sequências de dança, algo que poderia ser cansativo, são simplesmente um prazer para os olhos.
A intensidade com que o diretor trabalha cada personagem é ampliada pelo elenco, em perfeita sintonia. Winona Ryder aparece para uma pequena, porém explosiva participação. E se Vincent Cassell demonstra perfeitamente a ambigüidade de seu Thomas e Barbara Hershey é a personificação da loucura misturada com amor materno, é Mila Kunis quem realmente surpreende, talvez porque era de quem menos se esperava. A atriz interpreta a bailarina unindo safadeza e delicadeza de modo a quase fazer com que o público goste dela. Mas isso seria impossível porque ela está num papel antagônico a Natalie Portman. E Portman é brilhante.
Interpretando a bailarina Nina, Natalie Portman dá uma aula de atuação a muita gente grande. E se todas as outras personagens do filme são dúbias e têm características opostas, a protagonista não seria diferente. Ao mesmo tempo em que é meiga e doce, Portman vai transformando Nina em uma mulher brutal e violenta, encarnando o próprio Cisne. Tudo  é tão espetacular que arrisco dizer que, junto com Charlize Theron em “Monster – Desejo Assassino” (2003) e Felicity Huffman em “Transamérica” (2005), Portman entrega a melhor atuação feminina do Século XXI.
É até decepcionante que “Cisne Negro” tenha sido indicado a apenas cinco Oscars, quando merecia muito mais. E se o brilhante roteiro foi revoltantemente ignorado, Darren Aronofsky foi lembrado na categoria de direção, assim como também houve menções nas categorias de melhor fotografia e melhor montagem. Entretanto, o filme deve perder todas as três (para “O Discurso do Rei”, “A Origem” e “A Rede Social”, respectivamente). E se a vitória como melhor filme parece distante, os fãs de "Cisne Negro" – e do cinema – estão tranqüilos porque Natalie Portman, melhor do que as outras quatro concorrentes juntas, irá vencer o prêmio de melhor atriz. A não ser que os votantes gostem mais de zebra do que de cinema.
Assim como a grandiosidade de “A Rede Social” é frequentemente diminuída a “filme do Facebook”, “Cisne Negro” sofre ao ser chamado de “filme de balé”, quando, na verdade, o balé é só o pano de fundo para algo maior. Bem perto do final, Nina diz: “eu estive perfeita”. Uma frase que resume o filme.

Cisne Negro
(Black Swan, 2010)
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman,Andres Heinz,John McLaughlin
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryder, Vincent Cas
Fonte:  http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=41450

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Teatro Móvel Giramundo em Piracicaba

Piracicaba é uma cidade do interior próximo a João Monlevade e São Domingos do Prata (minha cidade natal).

Teatro Móvel Giramundo em piracicaba

Rio Piracicaba -O Teatro Móvel Giramundo, projeto itinerante nascido da parceria entre o grupo de teatro de bonecos e a Vale, apresenta em Rio Piracicaba a peça "Um baú de fundo fundo". O espetáculo será na sexta-feira, 22, no Ginásio Poliesportivo Walter Valamiel, com entrada gratuita.
    Trata-se da quarta peça criada pelo Giramundo; estreou em 1975 e traz um conjunto de lembranças, estórias, lendas e cantigas populares. Com interesse explícito de preservação da cultura popular, o "Baú" coleciona, expõe e preserva um pouco da cultura mineira. Todo o conjunto de bonecos foi renovado por meio da parceria do grupo com a Vale.
Rio Piracicaba é a última cidade do interior a receber o Teatro Móvel em 2010. O projeto já levou personagens como a sereia, o soldado, o delegado, o pescador e o palhaço para 20 localidades, como Itabira, Ouro Preto, Caeté, Vale do Sol, Barbacena, entre outras. Este ano, o Teatro Móvel também levou às comunidades exposições de bonecos, distribuição de mudas de árvores nativas, cartilhas e oficinas educativas.

Atividades
    As atividades educativas estão sendo organizadas para as escolas municipais Murilo Garcia Moreira e Córrego São Miguel. Alunos e professores se reunirão para participar de ações culturais e da oficina "Contos Sombra e Luz", que experimenta o teatro de sombras como meio para narrar histórias. Será um momento de entretenimento aliado à educação no qual todos poderão expressar suas ideias a partir de um meio curioso e professores experimentarão uma nova ferramenta didática.

Miniteatro
    As duas escolas do projeto receberão um miniteatro para dar continuidade às atividades desenvolvidas durante a passagem do Teatro Móvel. O miniteatro é um equipamento portátil que reúne todo o material necessário para a realização de um teatro de sombras: fonte de luz, bonecos e tela, todos em escala reduzida para a utilização por alunos e professores. O miniteatro é resultado da parceria entre o grupo Giramundo e a equipe do curso de Design de Produto da Universidade Fumec, de Belo Horizonte. O miniteatro também concorre ao prêmio IDEA, de Nova York, na categoria "brinquedo", tendo como ponto forte de seu conceito a sustentabilidade ambiental.

Fonte: Cidademais







LE PARKOUR EM BELO HORIZONTE

Ontem voltando do estágio encontrei com pessoas praticando o Le Parkour, já conhecia muito vagamente o esporte, mas ao vivo nunca tinha visto. Então pedi a eles que me dexassem tirar algumas fotos pra postar aqui, mas como estava só com meu celular, as fotos não sairam lá grandes coisas. Mas conversando com o professor Thiago Ramalho ele me disse que ele e os alunos percorrem a cidade atrás de obstáculos para praticarem o esporte. Além disso ele me deu um folder com informações sobre o esporte e suas aulas. Vale a pena também visitar o site do grupo que é muito interessante http://www.pkmaxparkour.com/
Contato: 9269-9154 e thiago@kmaxparkour.com

O PKMAX é uma equipe de praticantes da atividade francesa Parkour, que tem como objetivo principal promover e fomentar a atividade através de sua relação com as interfaces esportiva, artísticocultural, social e ambiental. O grupo foi um dos pioneiros na prática do Parkour no Brasil e, desde 2005, atua realizando eventos, ações e produzindo conteúdo multimídia relacionado com a atividade. Seus integrantes possuem histórico de prática corporal em atividades como artes marciais, basquete, ginástica olímpica, dança e capoeira. O grupo atualmente possui uma rotina de treinos profissional, em locais públicos da cidade de Belo Horizonte. Apesar de estar sediado na cidade de Belo Horizonte, o PKMAX possui abrangência nacional, através da realização de eventos, ações, workshops e treinos abertos e também internacional, através da disponibilização de conteúdo relevante sobre a atividade em seu web site e de vídeos na Internet.

Seguem algumas fotos tiradas pelo próprio grupo e que também estão disponíveis no site.

Treino Noturno de quarta-feira, realizado na escadaria da Rua Iraí. Fotos por Bruno Rachacuca e Rafaela Cappai.




Informativo: