RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Local visitado: Memorial Minas Gerais – Vale
Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias
Dia: 11/06/2011
Hora: 10h
Introdução
A visita ao Memorial Minas Gerais foi feita com o objetivo de agregar conhecimentos e referencias para o trabalho final de graduação.
Instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda como parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Memorial traz as tradições de Minas, contadas de forma interativa e contemporânea. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam o público do século XVII ao século XXI.
O Memorial é composto por 31 salas, em cada sala a tecnologia é utilizada em sintonia com objetos e cenários tradicionais de Minas.
DESENVOLVIMENTO
A visita ao Memorial Minas Gerais Vale, só pode ser feita através de um agendamento. Então consegui marcar um horário no sábado (11/06/2011). Fui recebida pelas recepcionistas do Memorial, e elas me informaram que aos sábado as visitas são livres, sem o acompanhamento dos guias, mas em todas as salas havia pessoas que me informavam sobre o tema, além de folders que são oferecidos pelos visitantes contando a história das obras e artistas.
O prédio é composto por três pavimentos. No primeiro pavimento, as mais variadas mídias se reúnem para mostrar a vida e a obra de artistas, símbolos de Minas Gerais. O pavimento é composto pelas salas: O sertão em Guimarães Rosa; Drummond, Poeta; Lygia Clark e Sebastião Salgado. Café Temático, Cyber Lounge, Mídiateca e sala para projetos educativos fazem do primeiro pavimento um lugar de convivência, de pesquisa e de lazer.
No segundo pavimento, contém a história do próprio prédio, as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado, as expressões artísticas, a formação do povo mineiro, suas famílias e os homens públicos que conduziram Minas Gerais como unidade da federação. As salas são: História de Belo Horizonte, Panteão da política Mineira, O povo mineiro, Caminhos e Desencaminhos, Casa da Ópera, A família Mineira, Minas rupestre, Barroco Sagrado Profano, A Fazenda Mineira, Vilas Mineiras XVIII e XIX.
No terceiro pavimento conta a história de Minas Gerais e a história da mineração no Brasil.
No pavimento estão a Sala Vale, salas em homenagem às manifestações populares e folclóricas, ao Modernismo Mineiro e à riqueza do Vale do Jequitinhonha, além de espaços para espetáculos, cinema, performances e exposições de novos talentos de Minas.
Sala DrummondNo pavimento estão a Sala Vale, salas em homenagem às manifestações populares e folclóricas, ao Modernismo Mineiro e à riqueza do Vale do Jequitinhonha, além de espaços para espetáculos, cinema, performances e exposições de novos talentos de Minas.
Sala Ligya Clark
Sala da arqueologia
Sala a fazenda Mineira
Sala de Comemorações religosas
Nenhum comentário:
Postar um comentário